Mídia - Notícias

Capa_site

Dia de campo no sul do ES

A propriedade da Família Calvi, na comunidade de São Salvador, em Presidente Kennedy, foi o cenário do Dia de Campo que a Fibria promoveu para divulgar aos produtores rurais do sul do Espírito Santo informações sobre o Programa Poupança Florestal e o potencial da região para o cultivo de eucalipto. Além de proprietários rurais, participaram do bate papo técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

 

Realizado no final de abril, o Dia de Campo foi uma oportunidade de apresentar aos produtores como funciona o Poupança Florestal, por meio do qual a Fibria incentiva o plantio de eucalipto e oferece garantia de compra da madeira. Rodrigo Toreta, coordenador de Colheita e Poupança Florestal, destaca que também foi uma oportunidade de desmitificar alguns aspectos relacionados ao eucalipto, como profundidade da raiz e nível de exigência em relação à água.

 

Isaias Calvi, um dos proprietários da fazenda onde ocorreu o Dia de Campo, é um entusiasta do cultivo de eucalipto. Ele tem cerca de 18 hectares em três diferentes idades de plantio, e já se prepara para plantar em uma quarta área da propriedade, onde também cultiva abacaxi e cana-de-açúcar, além de criar gado. “O eucalipto exige mais cuidado somente nos seis primeiros meses de plantio, temos garantia de preço e, no nosso caso, a Fibria é que fará a colheita. É uma poupança mesmo”, disse o produtor rural.

 

EXPANSÃO

 

A Fibria identifi cou grande potencial nos municípios da região sul e litorânea sul para o cultivo de eucalipto. São áreas onde predominam pastagens e há espaço para diversifi cação. Atualmente, cerca de 80 produtores da região já são parceiros da empresa no cultivo de eucalipto, com uma área plantada de 1.360 hectares. “A empresa está empenhada em expandir as parcerias, trata-se de uma região com boas condições de relevo, clima e logística para o transporte da madeira até a fábrica, em Aracruz”, salienta Rodrigo Toreta.

 

MUNICÍPIOS COM POTENCIAL PARA A PARCERIA

 

Alegre, Apiacá, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Guarapari, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, São José do Calçado e Vargem Alta.
Para saber mais sobre o Poupança Florestal nessas regiões, ligue para o Depósito de Madeira da Fibria: 27-99919-3657.