Programa Poupança Florestal

O PROGRAMA

O Poupança Florestal é um programa de incentivo ao plantio de eucalipto para agricultores que possuem propriedades rurais próximas às áreas de plantio da Fibria.

 

Um dos pilares do programa é a inserção dos produtores rurais e das comunidades no negócio da Fibria, visando a diversificar a produção no meio rural e gerar de mais valor nas propriedades.

 

O modelo de produção abre uma perspectiva de negócio sustentado para o produtor rural, que recebe incentivos para o plantio desde o primeiro ano do programa, com fornecimento das mudas de eucalipto, assistência técnica, garantia de comercialização da madeira e educação ambiental.

 

O Poupança Florestal estimula a geração de renda e a sustentabilidade no campo, pois permite o convívio da floresta plantada com a produção de alimentos e a pecuária. Além disso, também tem um forte viés ambiental e está alinhado às políticas públicas socioambientais.

programa

Histórico
Iniciado em março de 1990, o Poupança Florestal é uma oportunidade de diversificação para o produtor rural. Desde que foi criado, vem se consolidando como forte alternativa de renda para os produtores rurais.

Abrangência
O Poupança Florestal conta atualmente 1.685 produtores fomentados, com contratos nos estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Principais Benefícios

  • Mudas de eucaliptos produzidas com tecnologia de última geração.
  • Acompanhamento profissional que orienta o manejo da floresta.
  • Planejamento da propriedade por meio da elaboração de planta (mapa) da área; com demarcação de estradas, talhões e Áreas de Preservação Permanente (APPs).
  • Qualificação de profissionais e produtores rurais.
  • Desenvolvimento dos conceitos de Certificação Florestal.
  • Garantia de compra da madeira.
  • Financiamento do plantio com pagamento por equivalência em madeira. O pagamento é feito somente no momento da colheita.


Como participar
O primeiro passo para os produtores interessados em participar do programa é entrar em contato com a Fibria. Para isso, basta clicar aqui e enviar a sua mensagem para a área de Poupança Florestal, solicitando a visita de um representante da empresa. Outra forma de contato é por meio dos telefones 0800-039-39-49, para áreas nos estados do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, ou no número 0800-707-98-10 para áreas em São Paulo. As ligações são gratuitas.

 

Um representante da Fibria poderá ir até a propriedade para fazer uma análise prévia sobre a possibilidade de o plantio a ser feito, respeitando as condicionantes da licença de operação. Havendo condições, o produtor assinará o Termo de Adesão ao Programa. Com base nesse documento, o técnico da Fibria preencherá o Cadastro Rural e fará o mapa de localização da área, documento que será a base par a implantação da floresta.

 

Compra de madeira de terceiros
A Fibria também adquire madeira de produtores que não participam do Programa Poupança Florestal. Nestes casos, o produto passa pelo Programa de Verificação de Madeira Controlada e Fontes Controversas, criado pela empresa para atestar que a matéria-prima é de origem legal.